O que são antecedentes criminais?

Antecedente Criminal é o nome dado ao documento emitido pelos órgãos de segurança do Brasil, que trata de identificar o passado do individuo sobre inquéritos policiais ou processos judicias. Mas em que momento esse atestado se relaciona com as nossas atividades cotidianas? Atualmente, muitas empresas estão adquirindo a prática de conferir esse documento de seus funcionários. Uma das principais e mais requisitadas virtudes em uma entrevista de emprego diz respeita à confiança no futuro funcionário.Para evitar contratempos e surpresas, e com o objetivo de conhecer o perfil dos candidatos ao cargo e identificar possíveis falhas, as grandes organizações conferem os antecedentes criminais. Esse exercício oferece uma segurança maior às empresas em relação à realização do trabalho dos funcionários.

Entende-se por antecedentes todos os episódios e comportamentos de condutas da vida individual, familiar, profissional e social de um ser, buscando com isso, uma avaliação subjetiva de sua personalidade. No âmbito da justiça criminal, também é possível avaliar traços de caráter de um individuo através da sua ficha de antecedentes criminais. Essa verificação não determina a qualidade de um sujeito, mas é muito usada na hora de nortear contrações e efetivações de cargos. As empresas não se preocupam apenas em fazer contato com profissionais sem antecedentes criminais, mas também com aqueles que cometeram algum delito, mas cumpriram suas obrigações legais perante a justiça.

O que pode ser encontrado em uma ficha de antecedentes criminais?

Esse documento não apresenta uma ficha pessoal do sujeito, mas sim traz uma análise acerca das pendências no âmbito jurídico-criminal atual. O objetivo é apontar se o individuo está em débito com a justiça e se caso tenha cometido algum delito, certificar que tenha cumprido com a sua pena. Ele comprova a existência ou não de registros criminais, fazendo um exame positivo ou negativo da situação jurídica de cada pessoa, considerando sua situação no momento da pesquisa. O atestado tem validade de 90 dias a partir da data de emissão, após este prazo já há a possibilidade de fazer uma validação.

Os antecedentes criminais se tratam de uma lista de inquéritos policiais e/ou processos judicias sofridos por um cidadão. Dessa forma, a Certidão de Antecedentes Criminais se trata do documento que comprova a existência ou não dessas ações. Essa verificação é bastante importante para o controle da justiça, uma vez que no Brasil comportamentos passados costumam ter muita relevância na hora de uma decisão judicial. Porém essa certidão não se limita ao território jurídico, no mercado de trabalho ela também tem o seu papel. Quem tiver interesse em consultar os antecedentes criminais pode faze-lo de duas maneiras: via online ou em pontos físicos espalhados pelo país inteiro. Clique aqui para saber mais.